Mandalas

Mandalas

As mandalas são formas de organização ensinadas pelo Lama Padma Samten, inspiradas nos ensinamentos budistas. 

“A operação das mandalas é um processo aberto em que é possível receber ajuda das várias pessoas na medida do interesse, sem aprisionar ninguém dentro de abordagens específicas. Não é um processo de compromisso, mas um processo por dentro do qual a gente consegue fluir, em que é possível acolher diferentes graus de conexão das pessoas. Não é preciso que os envolvidos tenham um grau fixo de conexão; eles podem exercer um grau de conexão variável.

Trata-se de um processo de organização do trabalho não autoritário. Pois é possível haver uma oscilação entre dois extremos: de um lado, um processo totalmente livre que se torna caótico e, de outro, um processo organizado que se torna autoritário. A questão é: como preservar a alegria, a felicidade, a iniciativa das pessoas, manter a abertura de pensamento sobre as coisas sem que seja caótico nem tenha um jugo autoritário?

Então nós introduzimos o coordenador, um focalizador. Ninguém faz nada naquela área sem falar antes com o focalizador. Não se trata de ter uma autoridade repressora, mas, quando alguém vai entrar numa área, é bom que pergunte o que já andava sendo feito ali, de tal maneira que o movimento de todos seja harmônico. Surge este conceito de mandalas e de um focalizador; se não tiver um focalizador, provavelmente não vai funcionar.”

Lama Padma Samten

Saiba mais em http://www.cebb.org.br/gestao-por-mandalas/

Mandala ambiental

Esta mandala foi criada com a aspiração de promover uma convivência mais harmoniosa com a natureza. Inicialmente, foram feitos mutirões para plantios de árvores nativas na área do CEBB Mendjila. Até hoje, já foram plantadas mais de 1200 mudas de árvores nativas na área do CEBB.

Em 2013, foi construída em mutirão uma estrutura com telhado verde onde foi instalada uma olaria de tijolos ecológicos. Até hoje foram fabricados de forma quase artesanal mais de 120 mil tijolos que foram usados na construção do templo, cozinha, refeitório, alojamento feminino, casa do Lama e diversas residências.

Com a assessoria do engenheiro Victor Cury da Silva, foi desenvolvido um planejamento e posterior implantação de sistemas de tratamento de efluentes ecológicos em toda a área do CEBB Mendjila, tanto na área comum – onde acontecem os eventos – como na área dos moradores. Foram implantados sistemas de BETs Bacia de Evapotranspiração e Wetlands. Hoje em dia 100% dos efluentes da área de eventos do CEBB são tratados de forma 

ecológica. Na área dos moradores, todas as casas construídas a partir de 2017 tratam seus efluentes de forma ecológica, o que representa 90% do total. 

Em 2016 foi realizada uma oficina de Permacultura, em parceria com a Nova Oikos. Em 2019 foi realizada uma oficina de Agricultura Sintrópica em parceria com o CEPEAS, Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica, quando foi implantada uma agrofloresta no CEBB Mendjila.  Veja as fotos aqui.LINK

Mandala de artes

No dia 2 de julho de 2016, a Mandala de Artes do CEBB Mendjila, realizou sua primeira ação artística aberta ao público.

Foi o 1º Sarau de inverno e contou com atrações como: espetáculo de  teatro de bonecos, números de palhaços, música ao vivo, exposição de artes plásticas e instalações artísticas, bem como diversas comidinhas e sucos, finalizando com uma roda de fogueira. 

O sarau teve a participação de vários  praticantes/artistas da sanga do Mendjila e alguns artistas amigos da cidade de Canelinha. O evento aconteceu no refeitório do CEBB e teve na platéia a participação da sanga de Santa Catarina.  Veja aqui as fotos do evento LINK

A mandala de artes foi criada no CEBB Mendjila no intuito de aproximar a arte dos ensinamentos do Dharma, visto que existem vários artistas de diversas linguagens na sanga de Santa Catarina. 

Mandala da Saúde

Esta mandala foi criada por um grupo de terapeutas, ligados ao CEBB Mendjila, que começaram atendendo nos retiros e eventos que aconteciam neste espaço. Foi responsável por organizar uma oficina de “Alimentos para o Corpo”, ministrada por Karina Cavalcanti, com a proposta de ensinar práticas de origem tailandesa para a saúde, além de uma oficina de cuidados com a alimentação, encabeçada por Vitória Diehl. Veja aqui as fotos. LINK

Mandala da Educação