Mandalas

As mandalas são formas de organização ensinadas pelo Lama Padma Samten, inspiradas nos ensinamentos budistas. 

“A operação das mandalas é um processo aberto em que é possível receber ajuda das várias pessoas na medida do interesse, sem aprisionar ninguém dentro de abordagens específicas. Não é um processo de compromisso, mas um processo por dentro do qual a gente consegue fluir, em que é possível acolher diferentes graus de conexão das pessoas. Não é preciso que os envolvidos tenham um grau fixo de conexão; eles podem exercer um grau de conexão variável.

Trata-se de um processo de organização do trabalho não autoritário. Pois é possível haver uma oscilação entre dois extremos: de um lado, um processo totalmente livre que se torna caótico e, de outro, um processo organizado que se torna autoritário. A questão é: como preservar a alegria, a felicidade, a iniciativa das pessoas, manter a abertura de pensamento sobre as coisas sem que seja caótico nem tenha um jugo autoritário?

Então nós introduzimos o coordenador, um focalizador. Ninguém faz nada naquela área sem falar antes com o focalizador. Não se trata de ter uma autoridade repressora, mas, quando alguém vai entrar numa área, é bom que pergunte o que já andava sendo feito ali, de tal maneira que o movimento de todos seja harmônico. Surge este conceito de mandalas e de um focalizador; se não tiver um focalizador, provavelmente não vai funcionar.”

Lama Padma Samten

Saiba mais em http://www.cebb.org.br/gestao-por-mandalas/

Mandala ambiental
pessoas em roda
Mandala de artes
Mandala da saude
Mandala de Educação