Mandala de Educação

Educação para a felicidade!

A Mandala de Educação do instituto Caminho do Meio Canelinha tem por objetivo apoiar os projetos em curso na Aldeia Cebb Mendjila por meio de ações no campo da Educação.

Buscamos um modelo de educação para a autonomia, para a espontaneidade e para a felicidade por meio da convivência integeracional dentro de uma comunidade de aprendizagem, onde a criança e o jovem aprendam fazendo, por meio de sua própria experiência no mundo. Buscamos equanimidade em um espaço de espiritualidade laica, de respeito a diferenças (diálogos interculturais/inter-religiosos) ainda que de inspiração filosófica budista. Um espaço de valorização da inocência na criação de práticas de liberdade e criatividade.

Nossa aspiração maior neste sentido tem por objetivo ações de integração intensa com a Natureza e com o Meio Ambiente (com foco na beleza e na riqueza da diversidade biológica e cultural da humanidade). Assim o estímulo ao processo criativo, do cultivo da inteligência do processo, e a promoção de espaços livres de criação, pode ser entendido como tradução daquilo que compreendemos por sabedoria. Nosso objetivo em educação seria portanto alcançar e promover esse espaço livre de criação, e de desenvolvimento das potencialidades dentro deste espaço na busca de melhores e mais salutares relações em todas as direções (do indivíduo para consigo mesmo, para com os outros seres humanos e com a biosfera).

Hoje as ações da Mandala estão ligadas a formação continua de um grupo de estudos sobre Educação (inspirado nos referenciais apresentados por nosso querido Lama Padma Santem), às atividades da Tenda Infantil Jardim de Lótus (espaço de acolhimento para as crianças durante os retiros, cursos e vivências realizadas na Aldeia Cebb Mendjila) e às atividades do Cavalo de Vento. Contudo nossos sonhos vão além; eles vem da vontade de construir parcerias com as comunidades locais, e dos projetos e sonhos que possam surgir daí, na intenção de que possam trazer benefícios a todos os seres ao redor. Esta mandala foi criada por um grupo de terapeutas, ligados ao CEBB Mendjila, que começaram atendendo nos retiros e eventos que aconteciam neste espaço. Foi responsável por organizar uma oficina de “Alimentos para o Corpo”, ministrada por Karina Cavalcanti, com a proposta de ensinar práticas de origem tailandesa para a saúde, além de uma oficina de cuidados com a alimentação, encabeçada por Vitória Diehl. Veja aqui as fotos.