Mandala de Educação

Educação para a felicidade!

A Mandala de Educação do instituto Caminho do Meio Canelinha tem por objetivo apoiar os projetos em curso na Aldeia Cebb Mendjila por meio de ações no campo da Educação.

Buscamos um modelo de educação para a autonomia, para a espontaneidade e para a felicidade por meio da convivência integeracional dentro de uma comunidade de aprendizagem, onde a criança e o jovem aprendam fazendo, por meio de sua própria experiência no mundo. Buscamos equanimidade em um espaço de espiritualidade laica, de respeito a diferenças (diálogos interculturais/ inter-religiosos) ainda que de inspiração filosófica budista. Um espaço de valorização da inocência na criação de práticas de liberdade e criatividade.
Nossa aspiração maior neste sentido tem por objetivo ações de integração intensa com a Natureza e com o Meio Ambiente (com foco na beleza e na riqueza da diversidade biológica e cultural da humanidade). Assim o estímulo ao processo criativo, do cultivo da inteligência do processo, e a promoção de espaços livres de criação, pode ser entendido como tradução daquilo que compreendemos por sabedoria. Nosso objetivo em educação seria portanto alcançar e promover esse espaço livre de criação, e de desenvolvimento das potencialidades dentro deste espaço na busca de melhores e mais salutares relações em todas as direções (do indivíduo para consigo mesmo, para com os outros seres humanos e com a biosfera).

Hoje as ações da Mandala estão restritas a formação de um grupo de estudos, e às atividades da Tenda Infantil Jardim de Lótus (espaço de acolhimento para as crianças durante os retiros, cursos e vivências realizadas na Aldeia Cebb Mendjila). Contudo nossas aspirações vão além! Sonhamos com a realização de colônias de férias na Aldeia, assim como a realização de imersões para jovens que tendo concluído, ou que estejam cursando o Ensino Médio busquem inspirações para seus passos seguintes na vida. Por fim, temos por aspiração a existência de uma escola na Aldeia (uma escola/ aldeia) que possa consolidar mais e mais as práticas já em curso nas escolas do Cebb, de uma Educação para a Felicidade!