
Esta mandala foi criada com a aspiração de promover uma convivência mais harmoniosa com a natureza. Inicialmente, foram feitos mutirões para plantios de árvores nativas na área do CEBB Mendjila. Até hoje, já foram plantadas mais de 1200 mudas de árvores nativas na área do CEBB.
Em 2013, foi construída em mutirão uma estrutura com telhado verde onde foi instalada uma olaria de tijolos ecológicos. Até hoje foram fabricados de forma quase artesanal mais de 120 mil tijolos que foram usados na construção do templo, cozinha, refeitório, alojamento feminino, casa do Lama e diversas residências.
Com a assessoria do engenheiro Victor Cury da Silva, foi desenvolvido um planejamento e posterior implantação de sistemas de tratamento de efluentes ecológicos em toda a área do CEBB Mendjila, tanto na área comum – onde acontecem os eventos – como na área dos moradores. Foram implantados sistemas de BETs Bacia de Evapotranspiração e Wetlands. Hoje em dia 100% dos efluentes da área de eventos do CEBB são tratados de forma ecológica. Na área dos moradores, todas as casas construídas a partir de 2017 tratam seus efluentes de forma ecológica, o que representa 90% do total.
Em 2016 foi realizada uma oficina de Permacultura, em parceria com a Nova Oikos. Em 2019 foi realizada uma oficina de Agricultura Sintrópica em parceria com o CEPEAS, Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica, quando foi implantada uma agrofloresta no CEBB Mendjila. Veja aqui as fotos.