Cebb Mendjila

Surgida em 2010 a Aldeia Cebb Mendjila é uma área de 30 hectares localizada na cidade de Canelinha, no Estado de Santa Catarina. A Aldeia integra uma rede de nove áreas rurais ligadas ao Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que dentre áreas de retiros e áreas mistas (residenciais e áreas de uso comum e abertas às atividades do CEBB) constituem o que aspiramos ser uma rede de terras-puras para benefício e felicidade dos seres que ali vivem ou passam por períodos diversos dos mais curtos até longos períodos de retiro de meditação. Atualmente a Aldeia Mendjila conta com duas áreas residenciais com mais de vinte moradores.

Cada uma das nove aldeias CEBB tem suas características específicas devido aos próprio conjunto de fatores históricos e culturais da região onde cada uma delas se encontra. Em torno deste sonho constituíram-se grupos (que chamamos mandalas – LINK MANDALAS) conectados a temas específicos. Deste modo surgiram no Mendjila as mandalas de artes, educação e ambiental, cujas atividades tem igualmente a noção mais ampla de saúde propagada por nosso lama como pano de fundo: a promoção de boas e salutares relações com  a biosfera, com os outros seres humanos e de nós mesmos para com nós mesmos.

A Aldeia Mendjila conta com alojamentos femininos e masculinos, refeitório, cozinha, pomares e agrofloresta. Vale destacar também o trabalho que vem sendo realizado pela Mandala Ambiental no tratamento ecológico dos efluentes produzidos no espaço (tanto para água-negra, quando para a chamada água-cinza).

O grande destaque do espaço é o Templo do Buda Mendjila (Buda da Medicina), com capacidade para 300 pessoas. É no templo que acontecem as principais atividades da aldeia, principalmente os retiros com o Lama Padma Samten, fundador do CEBB. Lá também acontecem outras atividades como cursos, oficinas e seminários, práticas físicas, como Yoga, dentre outras atividades. Veja aqui as fotos.